O nível de regularidade na aba Progresso do aplicativo da Corrida Perfeita é uma forma simples de você acompanhar a sua constância na prática da corrida, lhe oferecendo mais motivação para seguir correndo semana após semana.


Consideramos como uma semana regular de treinos a prática de no mínimo 3 atividades físicas durante a semana, em dias distintos, com duração mínima de 15 minutos ou 3 quilômetros. Desses 3 treinos registrados, ao menos 2 necessitam ser de corrida ou caminhada. Os demais podem ser outras modalidades (como fortalecimento, por exemplo).

É importante esclarecer que você mantenha a sua regularidade, mesmo que mínima, na prática de corrida. Por isso, no conceito de "regularidade" não consideramos a qualidade e integralidade da execução do treino.

Na área de progresso, exploramos a sua regularidade por dois mecanismos:


Contador

Aqui é apresentado por quantas semanas seguidas você está treinando seguindo as regras de regularidade. Caso você não seja regular em uma semana, conforme as regras, esse contador é zerado e será reiniciado quando você voltar a ter uma semana regular.



Nível de regularidade:




Seu nível de regularidade também será representado por divisões. A cada semana seguida sendo regular conforme as regras mencionadas, você avança uma divisão. Para alcançar a maior divisão, a de Corredor Imbatível, você precisa ser regular por 6 semanas seguidas.

Ao manter sua regularidade após 6 semanas, você continuará fazendo parte da Divisão máxima de Corredor Imbatível. Caso deixe de treinar por uma semana, seu nível será rebaixado para o anterior. Para conquistar o nível posterior de volta, basta voltar a treinar por uma semana, e assim por diante.

A quantidade de divisões e semanas faz referência aos estudos feitos por cientistas da University of Copenhagen, na Dinamarca, que apresentaram evidências de que realizar 6 semanas de atividades físicas seguidas são o suficiente para promover alterações positivas na expressão do DNA, auxiliando o organismo a prevenir o desenvolvimento de doenças.

 



Referência do estudo: 

Wang, Z., et al. (2022) Genome-wide association analyses of physical activity and sedentary behavior provide insights into underlying mechanisms and roles in disease prevention. Nature Genetics.