Uma das melhores estratégias para você identificar onde sua técnica pode ser aprimorada é a gravação de sua corrida.


Abaixo, oferecemos algumas orientações de como gravar melhor seus videos correndo, para depois você comparar com as lições do Método Corrida Perfeita.


  1. Você vai precisar da ajuda de uma pessoa na gravação. Logo, repasse a ela as orientações a seguir.

  2. Para melhor controle da gravação, faça-a numa esteira. Na impossibilidade, e também de forma complementar, faça a gravação lateral na rua, conforme orientado a seguir.

  3. Se o fundo da gravação for escuro, use roupas claras, e vice-versa. Evite usar calças folgadas.

  4. Grave preferencialmente numa velocidade confortável, porém sem ser muito lenta. Grave na velocidade média que você costuma correr por um bom tempo e com conforto.

  5. Quem for gravar, deve segurar a câmera/celular com firmeza, para que o vídeo não fique tremido ou com movimentos que atrapalhem a visualização.

  6. Na esteira, grave 4 tipos de vídeo de 30 segundos cada, dando maior importância ao primeiro (lateral):
    1. Visão lateral: câmera/celular no horizonte do corpo (nem muito alto, nem muito baixo), mostrando o corpo inteiro (e sem ser distante, apenas o suficiente para captar todo o corpo e movimento).


    2. Visão frontal alta


    3. Visão frontal baixa


    4. Visão traseira



  7. Se seu celular/câmera tiver a função câmera lenta, use-a, porque ajudará na melhor visualização dos detalhes de sua técnica.

  8. Se não tiver esteira disponível, ou de forma complementar, grave a visão lateral na rua, num local plano. Nesse caso, a câmera deverá ficar posicionada de modo a captar cerca de 10 metros da sua corrida, conforme exemplo: