1. Os exercícios educativos devem se realizados imediatamente antes de iniciar seus treinos de corrida. O ideal é fazer antes de todos. De todo modo, faça sempre que possível, com uma frequência mínima de 2 vezes por semana. Eles vão durar apenas até 10 minutos e serão fundamentais na sua evolução na corrida. Confie!

  2. Na impossibilidade de fazer antes de correr, você pode realizá-los antes de uma sessão de fortalecimento, por exemplo. Nesse caso, você pode também fazer o movimentos de forma estática, de frente para um espelho, se não tiver espaço para executar em movimento. Nas nossas séries, temos as orientações para fazer de forma estática, com base em tempo.

  3. Para fazer as séries dos exercícios educativos, você poderá agir de duas formas: Execução em movimento ou execução estática. Dê preferência pela execução em movimento, sempre que possível.

  4.  Para executar em movimento, encontre um espaço plano e de piso rígido (cimento, asfalto, etc.) onde você possa contar cerca de 40 passos largos (aprox. 40 metros).

  5. Marque de alguma forma (até visual) esse espaço de 40 passos, de ponta a ponta, fazendo também uma marcação no meio, na altura do passo 20.

  6. No caso da execução das séries e movimento, você fará o seguinte:
    1. Executará cada exercício educativo nos primeiros 20 passos do espaço;
    2. E fará um leve trote (corrida leve) na segunda metade do espaço.

  7. Caso você não tenha um espaço para fazer os educativos em movimento, opte então pelas séries estáticas, executando e descansando de acordo com o tempo em segundos indicados nas séries. Se possível, de form estática, faça de frente ou de lado para um espelho, pois vai  ajudar ainda mais na melhor execução.

  8. O objetivo é que você execute os exercícios com a maior precisão possível, dentro de sua capacidade. Portanto, assista antes aos vídeos das séries, mais de uma vez, para assimilar os movimentos.
    1. IMPORTANTE: É absolutamente normal você não conseguir executar os exercícios com a mesma precisão logo no início. Mas lembre-se: é a continuidade e repetição constante das orientações na rotina que te levará à evolução rápida.

  9. Os exercícios estão divididos em três níveis distintos.
    1. Recomenda-se que você comece sua rotina de treinos de educativos pelo nível inicial. Se ao longo de uma semana, você perceber que estão muito fáceis para você, avance para o nível seguinte. Na dúvida, recomenda-se que execute um nível por pelo menos 4 semanas. Se filmar executando é uma boa estratégia para avaliar a evolução.
    2. Após chegar ao maior nível, você poderá elevar a dificuldade fazendo 2 níveis num mesmo dia, ou continuar no nível 3 ou variar entre níveis, apenas para manter e evoluir cada vez mais nos resultados técnicos conquistados. Lembre-se de que a Corrida Perfeita é uma busca, não um ponto final.

  10. IMPORTANTE: Execute os exercícios com máxima concentração naquilo que você aprender nos vídeos. Limpe sua cabeça e foque apenas no que você está fazendo. Tenha consciência de cada movimento. Sinta e perceba na essência como ele é executado, isso irá se refletir naturalmente em sua corrida.

    Em poucos dias você já vai perceber uma corrida mais suave e uma melhor movimentação em relação aos possíveis ajustes que vão torná-la mais eficiente e menos lesiva.